07-07-2022

INEM divulga resultados do projeto-piloto iTEAMS Parceiros

O iTEAMS Parceiros é um projeto-piloto que permite que a aplicação iTEAMS – o registo clínico eletrónico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) – seja utilizada por Corporações de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa. O objetivo é testar o funcionamento da aplicação no ambiente operacional dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), tendo como meta o desenvolvimento de uma aplicação mobile desenhada para este universo.


Atualmente, estão integradas no iTEAMS Parceiros 78 entidades de Norte a Sul do país, a maior parte das quais já a utilizar plenamente a aplicação e outras em fase de formação ou operacionalização.


A infografia agora divulgada é referente à atividade global do projeto-piloto iTEAMS Parceiros no ano de 2021. Os resultados dizem respeito à atividade de 21 entidades: Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) Silves Albufeira, Bombeiros Voluntários (BV) Vila do Conde, BV Leixões, CVP Vila do Conde – Vilar, BV Mondim de Basto, BV Esmoriz, BV Viseu, BV Resende, BV Monção, BV Ovar, BM Santarém, BV Tarouca, BV Carvalhos, BV Espinho, BV Pedrouços, BV Guarda, BV Melgaço, BV Sabrosa, BV Póvoa do Varzim, BV Lamego e BV Montalegre.


Constatou-se que, em 2021, a taxa de utilização do iTEAMS nos parceiros do SIEM foi de 59%. De acordo com os dados recolhidos, foram assistidos 14.890 doentes. A maioria destes foram do género feminino (51,3%), sendo 46,7% dos doentes do género masculino. Relativamente à faixa etária, a maioria dos doentes atendidos tinha mais de 65 anos (51,6%), seguindo-se a faixa entre os 17 e os 64 anos (40,7%).

v

Neste resumo infográfico podemos verificar que a Via Verde Trauma foi a mais assinalada (N=192) pelos parceiros do SIEM com iTEAMS, seguida da Via Verde PCR (N=187) e Via Verde AVC (N=120). Relativamente aos tempos médios de atuação, estes foram de 11 minutos (chegada à vítima), 16 minutos (tempo no local) e 14 minutos (chegada à Unidade de Saúde), respetivamente.


De forma genérica e transversal à atividade dos parceiros, nesta análise global foram identificadas várias oportunidades de melhoria, como por exemplo:
• Devem ser realizadas duas avaliações News;
• deve ser efetuado o correto registo da idade e género;
• devem ser identificadas mais Vias Verdes;
• o envio de status deve ser mais rigoroso.


O INEM agradece a todos os parceiros do SIEM integrados neste projeto-piloto o profissionalismo, empenho e espírito de colaboração – pelo doente e por um melhor pré-hospitalar.

imagem do post do INEM divulga resultados do projeto-piloto iTEAMS Parceiros
Voltar