INEM reforça dispositivo de meios de emergência médica no verão
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional durante os próximos meses, para acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita. Este reforço traduz-se no acréscimo de 23 meios de emergência médica.
Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.
Apesar da pandemia por COVID-19, que conduziu a um decréscimo generalizado de turistas, a atual fase de desconfinamento e os movimentos sazonais que tradicionalmente se verificam durante os meses estivais fazem prever um aumento da atividade do SIEM em determinadas áreas geográficas.
Deste modo, e à semelhança dos anos anteriores, o INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 23 meios, a operar entre junho e setembro consoante as áreas geográficas e previsões de procura da população.
No norte do país, o concelho de Terras de Bouro passará a contar com dois Postos de Emergência Médica (PEM) localizados nos Bombeiros Voluntários (BV) de Terras de Bouro e na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Rio Caldo.
A área metropolitana do Porto, abrangendo os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, será reforçada com seis PEM, localizados na delegação CVP Porto, Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, BV Valadares, BV Leça do Balio, BV Portuenses e BV Coimbrões.
Já na área metropolitana de Lisboa, os meios de emergência serão reforçados com ambulâncias localizadas nos BV Sacavém, BV Sintra, BV Sul e Sueste e BV Camarate. Na margem sul, duas Ambulâncias vão reforçar a região, com PEM localizados nos BV Canha e BV Trafaria.
O concelho de Odemira contará com mais um PEM, adstrito aos BV Vila Nova de Mil Fontes.
A região algarvia terá ao dispor oito meios de emergência adicionais, através de PEM localizados nos BV Lagos, BV Silves (Alcantarilha), CVP Portimão, CVP Faro/Loulé, CVP Faro em Boliqueime (2 ambulâncias), CVP Olhão na Fuseta e CVP Silves em Ferreiras.
Para além do acréscimo dos PEM, o INEM prevê o reforço da resposta do SIEM com a deslocalização da ambulância SIV de Cantanhede para Mira, bem como a continuidade da Ambulância de Emergência Médica (AEM) de Tavira.
Tal como nos restantes meses do ano, o INEM irá acompanhar de forma permanente o número de ocorrências e acionamentos, por forma a identificar possíveis ajustamentos no referido dispositivo, em função da procura dos serviços.
O INEM aproveita a oportunidade para recordar uma informação que pode salvar vidas: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalar devem ser apenas utilizados em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS 24 – 808 24 24 24 que procederá ao aconselhamento adequado à situação.
