21-06-2022

Operacionalidade das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER)

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os hospitais onde as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) estão integradas têm procurado manter a operacionalidade destes meios de emergência médica próxima dos 100% a nível nacional. Em 2021, a operacionalidade das VMER fixou-se nos 98,2% e, em maio de 2022, as 44 Viaturas Médicas registaram uma taxa de operacionalidade de 98,3%.


Desde 2011, data de início da integração das VMER nos Serviços de Urgência, tem-se verificado uma evolução muito significativa na operacionalidade destes meios, com uma taxa de operacionalidade sempre acima dos 98% desde 2015, que compara com uma taxa de 93,1% em 2011, sendo os períodos de inoperacionalidade residuais e resultantes, normalmente, de impedimentos imprevistos.


Importa, ainda, reforçar que cerca de metade das VMER registam 0% de inoperacionalidade por falta de tripulação.


Embora seja competência dos Hospitais garantir a operacionalidade destes meios de emergência médica, designadamente da sua escala de profissionais médicos e de enfermagem, o INEM tem reforçado a formação VMER, com particular destaque para os cursos destinados a médicos. Nos últimos cinco anos, foram realizadas 65 ações de formação a nível nacional, tendo sido formados mais de 800 médicos e cerca de duas centenas de enfermeiros. Só em 2022, o INEM já realizou nove cursos VMER, tendo formado 105 médicos e 18 enfermeiros. Estão já calendarizados mais cinco cursos até ao final do ano.


Anualmente, os Centros de Formação do INEM realizam vários cursos para reforço dos operacionais VMER, dando prioridade aos profissionais dos hospitais onde se verificam maiores dificuldades em assegurar a escala de serviço. Para tal, devem os hospitais sinalizar junto do INEM os médicos e enfermeiros que irão frequentar a referida formação, de forma a habilitar estes profissionais a tripular as VMER.

imagem do post do Operacionalidade das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER)
Voltar