17-06-2022

Folheto para migrantes e refugiados traduzido para Ucraniano

O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) elaborou um folheto dirigido a refugiados, migrantes ou a pessoas em busca de asilo, agora traduzido para ucraniano.

 

Este folheto contém informação sobre medidas de autoajuda e algumas das reações psicológicas mais expectáveis nestas pessoas que se veem deslocadas do seu quotidiano, usualmente devido a fatores traumáticos, como é caso recente da guerra na Ucrânia.

 

Conflitos, perseguições e violência afetam milhões de pessoas em todo o mundo, originado deslocações forçadas de pessoas que acabam por perder o contacto com o seu quotidiano e as suas raízes. Quando envolvidas num incidente desta natureza, as pessoas têm reações e emoções diferentes, sendo necessário, por vezes, alguma psicoeducação para que estas reações sejam corretamente processadas e não propiciem o surgimento de outros problemas ou patologias.

 

Nesse sentido, e atendendo às recentes intervenções dos psicólogos do CAPIC do INEM na receção a refugiados da guerra da Ucrânia, foi elaborado este flyer, em língua inglesa e ucraniana, para que possa ser distribuído ou consultado sempre que necessário.

 

imagem do post do Folheto para migrantes e refugiados traduzido para Ucraniano
Voltar