02-06-2022

INEM promove Curso Inicial para Operacionais do PT EMT em Setúbal

Entre os dias 26 a 29 de maio, realizou-se em Setúbal a 5.ª Edição do Curso Inicial para Operacionais do PT EMT. Este curso prático, que foi antecedido por um módulo teórico em e-learning, visa proporcionar um conjunto de saberes práticos que permitam garantir a qualidade e segurança da prestação de cuidados de saúde em ambiente de catástrofe, enquadrados na iniciativa dos Emergency Medical Teams (EMT) da Organização Mundial de Saúde.

O Curso contou com a participação de Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), Psicólogos, Profissionais da Logística, entre outros, na sua maioria oriundos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Este curso é também o resultado de aplicação ao produto formativo, de que o INEM já dispunha, da metodologia do projeto TEAMS na sua versão 3.0. Este é um projeto europeu no qual o INEM se integra e que pretende desenvolver um produto pedagógico uniforme e transversal para todos os EMT a nível mundial. Desta forma, durante a formação, marcaram presença observadores estrangeiros da coordenação deste consórcio.

Com estes novos operacionais, o INEM vê aumentada a sua bolsa do PT EMT e reforçada a capacidade de projeção em missão em cenários de reposta a catástrofes.

imagem do post do INEM promove Curso Inicial para Operacionais do PT EMT em Setúbal
Voltar