27-05-2022

Dia da Medicina de Emergência alerta para a saúde mental dos profissionais

A Sociedade Europeia para a Medicina de Emergência (EUSEM) definiu o dia 27 de maio como o Dia da Medicina de Emergência. Este ano, o lema escolhido é “We take care of you, please take care of us”, como forma de alertar para os níveis de burnout que atingem cada vez mais profissionais da emergência médica.


O objetivo deste dia é despertar a atenção da população e dos decisores políticos para pensar e falar sobre Medicina de Urgência e Emergência. Para além de dar visibilidade a esta área, a EUSEM pretende alertar os diversos países para a importância da criação da Especialidade de Medicina de Emergência. Para a EUSEM, a especialização e um sistema bem organizado são “capazes de aumentar a sobrevivência e reduzir a incapacidade depois de qualquer situação de urgência ou emergência médica”.


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) associa-se à celebração deste dia pois acredita que a criação da Especialidade de Medicina de Urgência/Emergência, além de contribuir para a melhoria da resposta dos Serviços de Urgência hospitalares, permitiria reforçar a qualidade dos cuidados de emergência médica pré-hospitalares, podendo contribuir de forma decisiva para captar mais clínicos para o Instituto.


No âmbito das comemorações do Dia da Medicina de Emergência, a EUSEM promove às 14h00 um webinar sobre “Burnout in emergency medical professionals. Now it’s time to take action!“. Neste webinar serão apresentados os resultados de um estudo promovido pela sociedade científica com o objetivo de avaliar a dimensão do stress e fadiga dos profissionais da emergência médica associados à pandemia por COVID-19.

imagem do post do Dia da Medicina de Emergência alerta para a saúde mental dos profissionais
Voltar