26-05-2022

Rally de Portugal 2022: dispositivo de emergência elogiado pela Federação Internacional do Automóvel

O Rally de Portugal 2022 decorreu entre 19 e 22 de maio e contou com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para assegurar a resposta às situações de emergência médica. O dispositivo coordenado pelo INEM foi elogiado pelo médico da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Dr. Cem Boneval, que o considerou “exemplar”.


No total, registaram-se 75 ocorrências, 57 relacionadas com doença súbita e 18 por trauma. Na maioria das situações (52) os cuidados de saúde foram prestados local, tendo havido a necessidade de transportar 9 pessoas para as unidades hospitalares. As restantes 14 recusaram-se a receber assistência médica.


Recorde-se que o INEM empenhou um total de 114 operacionais, entre Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Emergência Pré-hospitalar e Técnicos de Logística, apoiados por 39 meios de emergência posicionados ao longo dos troços do Rally, designadamente um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida, Motociclos de Emergência Médica, Motociclos de Emergência 4×4 e um Posto Médico Avançado.


Em complemento, o dispositivo de emergência médica contou com a integração de 18 operacionais das Corporações de Bombeiros de Amarante, Santa Marinha do Zêzere, Flavienses, Cruz Branca Vila Real, Cruz Verde Vila Real, São Mamede de Infesta, Valpaços, Lousã e Valbom, a quem coube tripular ambulâncias de socorro 4×4.

imagem do post do Rally de Portugal 2022: dispositivo de emergência elogiado pela Federação Internacional do Automóvel
Voltar