25-05-2022

INEM promove mass training na Escola Básica Sebastião da Gama em Estremoz

No dia 18 de maio, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promoveu um mass training de Suporte Básico de Vida (SBV) na Escola Básica Sebastião da Gama, em Estremoz. Cerca de 35 elementos, entre alunos e professores, participaram nesta iniciativa que permitiu a capacitação da comunidade escolar para uma correta atuação em caso de paragem cardiorrespiratória.


Para além dos elementos da escola, a iniciativa contou também com a participação de elementos da Saúde Escolar pertencentes ao Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Estremoz, bem como os operacionais da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz.


Esta ação teve como finalidade sensibilizar alunos e professores sobre o que deve ser feito em caso de emergência médica e como realizar corretamente manobras de SBV em vítimas de paragem cardiorrespiratória (PCR). A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. O SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.


Os elementos que assistiram a este mass training apreenderam desta forma noções importantes sobre o alerta para os serviços de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) através do Número Europeu de Emergência – 112, aplicando o mais cedo possível manobras de SBV. Este dois passos constituem dois dos quatro elos fundamentais da Cadeia de Sobrevivência. Quanto mais pessoas souberem o que fazer em caso de emergência médica e mais concretamente em caso de PCR, mais segura se torna a sociedade.


Após as limitações impostas pela pandemia, o INEM tem retomado gradualmente as suas atividades na área das visitas de estudo, ações de sensibilização e mass trainings.

imagem do post do INEM promove mass training na Escola Básica Sebastião da Gama em Estremoz
Voltar