Portugal é o primeiro país a sequenciar genoma do vírus Monkeypox

Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) foi a primeira a identificar a sequência genética do vírus Monkeypox, atualmente em circulação em vários países como Portugal, Reino Unido, Espanha, Suécia, Bélgica e Estados Unidos da América. Esta descoberta poderá ser fundamental para compreender a origem do surto e as causas para a rápida disseminação da doença.


De acordo com o responsável do Núcleo de Genómica e Bioinformática do Departamento de Doenças Infeciosas do INSA, João Paulo Gomes, “a rápida identificação da sequência genética do vírus em circulação, e a sua imediata divulgação à comunidade científica, constitui um primeiro passo de colaboração internacional para a caracterização deste surto”.


Nas últimas semanas foram reportados largas dezenas de casos em múltiplos países, como Portugal, Reino Unido, Espanha, Suécia, Bélgica e Estados Unidos da América, ainda com origem desconhecida. Portugal contava, até dia 23 de maio, com um total de 37 casos confirmados laboratorialmente.

imagem do post do Portugal é o primeiro país a sequenciar genoma do vírus Monkeypox
Voltar