19-05-2022

Centro de Formação de Coimbra conclui a formação de professores em SBV/DAE no âmbito do projeto INEM-Escolas

O Centro de Formação da Delegação Regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formou 946 professores do ensino público em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV/DAE). Estas formações englobam-se no projeto “SBV/DAE INEM-ESCOLAS”, celebrado entre o INEM e o Ministério da Educação.

 

As formações destes professores desenvolveram-se em 71 ações de formação que o INEM realizou nas escolas da região centro. Trinta e sete destas ações serviram para capacitar professores a ministrar formação de SBV-DAE, permitindo assim uma maior autonomia das escolas na formação de novos cidadãos aptos a realizar manobras de SBV/DAE em caso de paragem cardiorrespiratória. Na região centro, existem agora 396 docentes formados pelo INEM para ministrar formação em SBV/DAE de acordo com as guidelines que o INEM aplica, tornando a comunidade escolar, e a sociedade em geral, mais resiliente e capaz de atuar em caso de emergência médica.

 

De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência”, existe um conjunto de procedimentos e atitudes que, quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV com DAE, vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.

 

O projeto “SBV/DAE INEM-Escolas” é o resultado de um protocolo firmado entre o INEM e o Ministério da Educação e envolve Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAE) das zonas Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

imagem do post do Centro de Formação de Coimbra conclui a formação de professores em SBV/DAE no âmbito do projeto INEM-Escolas
Voltar