17-05-2022

INEM assiste 47 utentes em Fátima

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) prestaram assistência a 47 utentes, durante as celebrações do 13 de maio em Fátima. O INEM fez parte do Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) durante os dias 12 e 13 de maio.

 

Coube ao INEM, no âmbito das suas competências, assegurar a coordenação e funcionamento do Núcleo Técnico de Emergência Médica (NTEM), bem como coordenar todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, desde a triagem, evacuações primárias e secundárias e a referenciação e evacuação para as Unidades de Saúde adequadas, com a colaboração dos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa integrados no Dispositivo montado em Fátima nestes dias.

 

O INEM e os seus parceiros assistiram no total 47 utentes, vítimas de doença súbita e de situações de trauma (quedas, etc.). Estas vítimas foram assistidas nos locais das ocorrências, junto ao Santuário, e também no Módulo de Emergência Médica (PT-EMT) que o INEM operacionalizou próximo do local.

O INEM empenhou vários recursos técnicos nesta operação e 43 profissionais, entre Coordenadores, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH), Técnicos de Logística e Técnicos de Informática e outros elementos de apoio.

imagem do post do INEM assiste 47 utentes em Fátima
Voltar