12-05-2022

Fátima: INEM coordena atividade pré-hospitalar durante as celebrações do 13 de maio

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) incorpora o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) no âmbito das celebrações que decorrem no Santuário de Fátima nos dias 12 e 13 de maio.

 

Ao INEM cabe coordenar todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, desde a triagem, evacuações primárias e secundárias e a referenciação e evacuação para as Unidades de Saúde adequadas, com a colaboração dos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa integrados no Dispostivo. Para tal, o INEM vai assegurar a Coordenação e Funcionamento do Núcleo Técnico de Emergência Médica (NTEM) que funcionará no Posto de Comando em Fátima, implementar e operacionalizar o Módulo de Emergência Médica (PT-EMT) e operacionalizar duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

 

O dispositivo do INEM é composto por um Coordenador, sete Médicos, sete Enfermeiros, 12 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, um Psicólogo, um Farmacêutico, um Técnico de Imagiologia, três Técnicos de Logística, dois Técnicos de Informática e cinco elementos de apoio, num total de 40 operacionais.



imagem do post do Fátima: INEM coordena atividade pré-hospitalar durante as celebrações do 13 de maio
Voltar