05-05-2022

Dê as mãos à Saúde: INEM sensibiliza profissionais para a importância da higiene das mãos

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) desenvolveu uma campanha de sensibilização sobre a importância da Higiene das Mãos, dirigida aos seus profissionais. A Campanha decorreu durante sete dias, culminando hoje, na data em que se assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

 

A campanha, denominada “Dê as mãos à Saúde”, foi promovida pela Comissão de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (CPIRA) do INEM, com o objetivo de demonstrar que a higiene das mãos é fundamental para a redução da infeção associada aos cuidados de saúde e para a segurança do doente.

 

Durante sete dias, foram divulgadas junto dos profissionais do INEM mensagens assentes em sete pilares relacionados com a Higiene das Mãos:
1 – A Importância da Higiene das Mãos
2 – Cadeia de transmissão de infeção
3 – Condições necessárias para uma higienização eficaz
4 – Higienização das mãos com água e sabão
5 – Higienização das mãos com SABA
6 – Os cinco momentos obrigatórios para higienização das mãos
7 – Dia Mundial da Higiene das Mãos

 

O Dia da Higiene das Mãos é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e este ano foca-se no reconhecimento de que todos os profissionais de saúde podem contribuir para o ambiente ou cultura de segurança e qualidade da sua unidade de saúde através da higienização das mãos.

imagem do post do Dê as mãos à Saúde: INEM sensibiliza profissionais para a importância da higiene das mãos
Voltar