04-05-2022

INEM participa em simulacro de acidente ferroviário em Faro

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) participou, no passado dia 27 de abril, num simulacro de acidente ferroviário em Faro. Este simulacro, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), teve como objetivo testar, à escala real, o desenrolar das operações de socorro num acidente grave na linha ferroviária do Algarve.

 

Este simulacro envolveu diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes, num total de 108 operacionais e 48 meios técnicos. O INEM esteve presente com 21 operacionais e 7 veículos, entre os quais a Viatura de Intervenção em Catástrofes (VIC), duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), uma Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) e uma Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV).
Foram testadas e demonstradas as capacidade de intervenção do INEM neste tipo de acidente grave. Para além do socorro aos feridos, triagem e posterior encaminhamento hospitalar, foi testada, em conjunto com a CP- Comboios de Portugal e o Munícipio de Faro, uma área de acolhimento de passageiros ilesos e um ponto de informação para familiares e amigos, com intervenção dos profissionais do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM.

 

Este exercício teve a particularidade de ter sido o primeiro onde esteve envolvido um Alfa Pendular e envolveu 70 figurantes voluntários, o que permitiu a criação de um cenário mais próximo da realidade.

 

Fotos: Câmara Municipal de Portimão

imagem do post do INEM participa em simulacro de acidente ferroviário em Faro
Voltar