Dia Mundial para a Segurança e Saúde do Trabalho

No dia 28 de abril, celebra-se o Dia Mundial para a Segurança e Saúde do Trabalho (World Day for Safety and Health at Work), uma comemoração que tem como objetivo sensibilizar para a necessidade de reduzir e prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais a nível mundial.


O tema deste ano incide sobre a atuação conjunta assente na participação ativa dos vários stakeholders e no diálogo social para a criação de uma cultura positiva de SST/SO. À medida que a crise pandémica de saúde pública vai sendo ultrapassada, mostra-se fundamental avançar para a construção de uma cultura positiva de SST/SO, que inclua a participação ativa dos órgãos de gestão e soberania, empregadores, trabalhadores, sindicatos, agentes de saúde pública e de outros intervenientes, cruciais para promover ambientes de trabalho saudáveis e salvaguardar a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Estes são os principais pontos abordados no relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), “Enhancing social dialogue towards a culture of safety and health: What have we learned from the COVID-19 crisis?”.

imagem do post do Dia Mundial para a Segurança e Saúde do Trabalho
Voltar