26-04-2022

Seis crianças ucranianas com doença oncológica chegaram a Portugal acompanhadas por equipa do INEM

Seis crianças ucranianas com doença oncológica chegaram a Portugal no passado dia 24 de abril, para receber tratamento em quatro hospitais públicos em Lisboa, Porto e Coimbra. As crianças e seus familiares foram acompanhados por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na viagem desde Varsóvia, na Polónia, até Portugal.


A equipa foi composta pela Médica Pediatra Paula Neto, pelo Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) Illya Bohdanov, fluente na língua ucraniana, e pela Psicóloga Sara Rosado.


De acordo com informação prestada pelo Ministério da Saúde, as crianças estão estáveis (vários casos já estão em remissão) e serão acolhidas em quatro unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. As vagas necessárias para tratamento foram proporcionadas pela Administração Central do Sistema de Saúde, juntamente com os Centros de Referência de Doença Oncológica Pediátrica.


A transferência destas crianças e respetivos acompanhantes foi feita ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, num processo conduzido pela Direção-Geral da Saúde e em articulação com o Alto Comissariado para as Migrações.

imagem do post do Seis crianças ucranianas com doença oncológica chegaram a Portugal acompanhadas por equipa do INEM
Voltar