20-04-2022

INEM renova frota de ambulâncias AEM e SIV com 45 novas viaturas

O INEM iniciou a distribuição das 45 novas ambulâncias que vão substituir parte da atual frota do Instituto. As novas viaturas vão permitir renovar parcialmente a frota de 56 Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) e 43 Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV), representando um investimento do INEM superior a 2.3 milhões de euros.


Numa Cerimónia organizada no dia 19 de abril junto ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, o INEM assinalou simbolicamente a conclusão do processo de aquisição das novas ambulâncias. Presente na Cerimónia, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, referiu que este é “um momento de extrema relevância” e que representa a concretização de mais um passo no sentido da excelência da prestação de cuidados de saúde pré-hospitalares.


Já o Presidente do INEM, Luís Meira, sublinhou “o esforço muito significativo do Instituto para levar a cabo o plano de renovação dos meios do INEM”, naquele que é o maior investimento do INEM para aquisição de viaturas próprias dos últimos 10 anos. Recorde-se que, em 2019, o INEM tinha já renovado 20 ambulâncias do seu parque de viaturas. Com a aquisição destas 45 viaturas, o INEM vê renovado 65% do seu parque operacional de ambulâncias.


Os novos veículos serão agora distribuídos por diversas zonas do país: dezassete ambulâncias ficam afetas à Delegação Regional (DR) do Norte; 10 à DR Centro; 12 afetas à DR Sul, em Lisboa; e seis à DR Sul – Faro.


As novas ambulâncias têm um conversor de 3000W que permite a utilização de uma maior variedade de equipamentos elétricos na célula sanitária e contam com um sistema de desinfeção por nebulização e um sistema embutido de refrigeração e aquecimento de fluídos e fármacos, caraterísticas que vão refletir-se numa melhoria efetiva da prestação de cuidados de emergência médica.

imagem do post do INEM renova frota de ambulâncias AEM e SIV com 45 novas viaturas
Voltar