Luta contra o cancro colorretal

Em Portugal, o cancro colorretal é um dos três cancros mais frequentes com cerca de mais de 3.800 óbitos por ano.

 

O Hospital de Braga sensibiliza para esta data como forma de alerta para a importância da deteção precoce desta doença antes de haver sintomas.

 

O Diretor do Serviço de Cirurgia Geral, Joaquim Costa Pereira, afirma “que a deteção deste cancro pode ser realizada num estágio muito inicial da doença, podendo mesmo haver possibilidade de diagnosticar lesões tão iniciais que podem ser removidas antes de se desenvolver um cancro invasor”.

 

Em 2021, o Serviço de Cirurgia Geral operou 166 doentes com cancro colorretal.

 

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência na Área de Oncologia de Adultos para o Cancro do Reto, contando igualmente com uma Unidade de Cirurgia Colorretal que trata os cancros do cólon e reto.

 

Nesta área, e na última avaliação do SINAS da Entidade Reguladora da Saúde, o Hospital de Braga obteve na área de Cirurgia Geral (Cirurgia do Cólon), o nível máximo da classificação.

 

Em 2021, este Serviço operou 166 doentes em cirurgia eletiva, com 87% de cirurgia mini-invasiva e uma mediana de internamento de 4 dias. Em cirurgia urgente foram operados, nesse mesmo ano, 21 doentes, número que reforça a importância do rastreio do cancro colorretal.

 

Fonte: SNS

imagem do post do Luta contra o cancro colorretal
Voltar