DGS publica norma sobre condição pós-COVID-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou a Norma nº 002/2022, cuja principal finalidade é definir linhas orientadoras de diagnóstico e de abordagem clínica da Condição pós-COVID-19, uma entidade clínica recente e em crescimento, que pode interferir na qualidade de vida e capacidade funcional das pessoas.


Dirigida aos profissionais de saúde, a Norma indica os sintomas que ocorrem em pessoas com história de infeção por SARS-CoV-2, habitualmente três meses após o início da fase aguda e com, pelo menos, dois meses de duração. Os sintomas são variáveis e abrangentes e não são explicados por diagnóstico alternativo, sendo os mais frequentes a fadiga, dispneia, alterações de olfato e do paladar, depressão/ansiedade e disfunção cognitiva.


O principal objetivo da abordagem da Condição pós-COVID-19 é o reconhecimento precoce de sintomas e sinais que possam indiciar complicações graves, com vista à recuperação da pessoa afetada.

O modelo de abordagem estabelecido nesta Norma aplica-se aos utentes com diagnóstico confirmado ou com forte suspeita clínica de COVID-19 que apresentem sintomas persistentes além da fase aguda (primeiras quatro semanas após o início de doença).


Saiba mais no site da DGS.

imagem do post do DGS publica norma sobre condição pós-COVID-19
Voltar