OMS Europa | Reunião de alto nível

A Ministra da Saúde participou na manhã desta quinta-feira , 17 de março, na reunião promovida pela OMS Europa (escritório regional da OMS para a Europa) ‘High-level meeting on health and migration: jointly shaping the vision for the health of refugees and migrants’, que decorre até amanhã em Istambul, Turquia.

“Portugal é um país comprometido com políticas inclusivas de acolhimento de migrantes, que garante cobertura universal de saúde nas mesmas condições dos cidadãos nacionais”, salientou a ministra, na sua intervenção, realçando ainda o facto de se ter promovido a vacinação de forma ágil e eficiente. Da mesma forma, na recente crise da Ucrânia, Portugal já concedeu proteção temporária a cerca de 10.000 deslocados, aos quais são atribuídos Números Nacionais de Utente de forma expedita, 24 horas após informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. “No final do dia, não há migrantes, há pessoas”, sublinhou Marta Temido.

A sessão, subordinada ao tema “Together finding solutions for the future”, abordou ainda matérias relacionadas com proteção de saúde em situações de emergência/desastre e parcerias inovadoras (por exemplo, telessaúde) para responder às necessidades de saúde de populações migrantes e deslocadas.

Fonte: SNS

imagem do post do OMS Europa | Reunião de alto nível
Voltar