09-03-2022

INEM e CHUSJ colaboram na intervenção em Psicologia Clínica

O Instituto Nacional de Emergência Médica e o Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) assinaram, no dia 8 de março, um protocolo de cooperação nos domínios clínico, da formação, investigação e intervenção na área da Psicologia Clínica.


Através deste protocolo, o INEM e o CHUSJ vão poder articular-se e cooperar na intervenção em ocorrências com início em contexto pré-hospitalar, que resultem no transporte de vítimas para o CHUSJ. De igual modo, vão passar a colaborar na referenciação de utentes com os quais tenha sido realizada intervenção pelo Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC), no terreno ou por teleassistência, e que necessitem de acompanhamento psicológico.


Conforme explicou a Psicóloga Sónia Cunha, responsável pelo CAPIC, com este protocolo fica garantido que “os cuidados [que] são prestados no pré-hospitalar, junto dos doentes e da comunidade continuem dentro do hospital”.


Este protocolo vai permitir também o desenvolvimento de programas e ciclos de formação nesta área, a presença em eventos de formação e estágios promovidos por ambos os parceiros, a participação conjunta em simulacros e exercícios de emergência, e o desenvolvimento de programas de investigação em áreas específicas de interesse mútuo.


Desde há um ano que o Serviço de Psicologia do CHUSJ presta apoio ao Serviço de Urgência do hospital, tendo a colaboração sido alargada também ao Serviço de Urgência de Pediatria e à Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos.

imagem do post do INEM e CHUSJ colaboram na intervenção em Psicologia Clínica
Voltar