DGS sensibiliza para as questões de igualdade e de género

No Dia Internacional da Mulher, a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibilizou para as questões de igualdade e de género, alinhada com a campanha mundial da Organização das Nações Unidas, que este ano tem como tema “Igualdade de género hoje, para um amanhã mais sustentável”.


Dados recentes mostram a associação entre género, equidade social e mudança climática, reconhecendo-se que a igualdade de género é essencial para um futuro sustentável e igualitário.


Mulheres e meninas sofrem os maiores impactos da crise climática, que amplificam as desigualdades de género existentes e colocam em risco a vida e os meios de subsistência das mulheres. À medida que carregam o peso dos impactos climáticos, também elas são essenciais para liderar e impulsionar mudanças na adaptação, mitigação e respostas às soluções climáticas.


O tema da igualdade de género assume igualmente especial relevância no atual contexto de crise humanitária, onde mulheres e crianças devem ser especialmente protegidas. Alerta-se para os fluxos de população refugiada, enquanto contextos de risco para eventuais situações relacionadas com todos os tipos de violência de género, incluindo tráfico de seres humanos.

imagem do post do DGS sensibiliza para as questões de igualdade e de género
Voltar