08-03-2022

INEM e Exército Português assinam protocolo de colaboração

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Exército Português assinaram, no dia 7 de março, um Protocolo de Colaboração que visa promover a partilha de experiências profissionais e conhecimentos técnicos e científicos entre as duas entidades.


O Protocolo prevê o desenvolvimento de pontes entre as instituições em áreas como a Formação em Emergência Médica, emprego de hospitais móveis de campanha, defesa biológica, química e radiológica (BQR), utilização de infraestruturas, psicologia clínica e gestão do medicamento, dispositivos médicos e produtos de saúde.


O Exército Português tem, entre outras missões, a missão de colaborar com as autoridades civis em tarefas relacionadas com a satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações. Sendo uma instituição secular, tem muita experiência e conhecimento na área da logística, incluindo no apoio sanitário em situações de campanha e na área da gestão do medicamento, dispositivos médicos e produtos de saúde.


Já ao INEM compete a definição, coordenação, organização e avaliação das atividades do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), nomeadamente no que respeita à formação em emergência médica e planeamento civil, bem como orientar a ação coordenada dos agentes de saúde em caso de catástrofe, calamidade ou acidente grave.

imagem do post do INEM e Exército Português assinam protocolo de colaboração
Voltar