Comunicação e cuidados de saúde

A equipa de Enfermagem do Serviço de Neonatologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) dá continuidade ao ciclo de Reuniões Científicas “Pensar em Neonatologia: Da complexidade à essência dos cuidados…”, cujo objetivo é promover a partilha de experiências e a divulgação da evidência científica mais relevante na área da Neonatologia.

A 3.ª Reunião Científica, com coordenação de Sónia Semião, enfermeira-chefe do Serviço de Neonatologia, terá como tema a “Qualidade de Cuidados: a Importância da Comunicação” e realiza-se no dia 14 de março, pelas 17 horas, em formato webinar.

A boa articulação entre os profissionais faz com que a equipa de saúde se torne mais estruturada, proporcionando assim uma melhor prestação de cuidados. Para uma comunicação adequada é necessário “sinceridade, autenticidade, transparência, respeito mútuo e confiança” explica Joana Gama Imaginário, especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e moderadora da sessão.

Apesar da sua importância, são diversas as barreiras existentes para comunicar, especialmente em situações de doença crítica/complexa que exijam uma atuação rápida de todos os profissionais, tal como acontece, frequentemente, na Neonatologia.

A enfermeira Ana Lúcia Brantes, responsável pelo projeto, saliente que este webinar pretende “sensibilizar os profissionais de saúde para a importância de uma adequada e efetiva comunicação multidisciplinar”, pois a mobilização de estratégias comunicacionais eficazes e adequadas aos contextos, permitirá “otimizar o trabalho em equipa e promover a melhoria dos cuidados prestados ao recém-nascido de risco e sua família”.

A reunião científica, que conta com a participação de Abel Paiva e Silva, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, de Isabel Lucas, da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha de Lisboa, e de Margarida Custódio dos Santos, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, vai debater os fatores determinantes para uma comunicação eficaz em equipa e com os clientes de cuidados.

A participação nas Reuniões Científicas é gratuita, mas está sujeita a inscrição através do seguinte link: https://forms.office.com/r/WKXmMFRSQQ

Em caso de dúvidas ou sugestões de temas para discussão, pode contactar a comissão organizadora através do seguinte email: rc-neonatologia@hff.min-saude.pt

Fonte: SNS

imagem do post do Comunicação e cuidados de saúde
Voltar