24-02-2022

Violência contra profissionais de saúde: TEPH do INEM recorda episódio marcante

Numa semana em que a violência contra profissionais de saúde volta a estar no centro da discussão, o Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) Arnaldo Gamas marcou presença no programa da TVI “Dois às 10”, onde partilhou um dos episódios mais marcantes da sua vida dedicada à Emergência Médica.


A situação remonta a abril de 2010, quando Arnaldo Gamas, a prestar serviço no Motociclo de Emergência Médica (MEM), foi acionado para uma queda na via pública. O TEPH recorda que, após prestar os primeiros cuidados ao acidentado, e já no interior da ambulância, foi esfaqueado com uma navalha na zona do abdómen e cabeça.


Recentemente, a 20 de janeiro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresentou o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, que tem como objetivos prevenir a violência no setor da saúde, abordar adequadamente os episódios de violência, apoiar os profissionais do setor da saúde vítimas de violência e mitigar as consequências da violência no setor da saúde.


O PAPVSS foi objeto de uma consulta pública ampla que abrangeu, nomeadamente, as ordens profissionais do setor da saúde, auscultação e partilha que importa manter e reforçar.

imagem do post do Violência contra profissionais de saúde: TEPH do INEM recorda episódio marcante
Voltar