10-02-2022

Dia Europeu do 112: INEM e PSP apelam à colaboração dos contactantes em caso de emergência

No Dia Europeu do 112, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) recordam os cidadãos que, em caso de emergência, devem contactar o Número Europeu de Emergência – 112. Este é um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia em todo o território nacional, bem como nos restantes países da União Europeia.


O Dia Europeu do 112 é assinalado anualmente a 11 de fevereiro, com o objetivo de aumentar o conhecimento e a consciencialização sobre o Número Europeu de Emergência – 112.


Nesta data, a PSP e o INEM, enquanto gestores operacionais do 112 e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), respetivamente, organizam um seminário online, às 11h00, sobre a «Estrutura e gestão de chamadas de emergência». O objetivo é reforçar o papel de todos os que ligam 112 e demonstrar que a disponibilização de informação constitui a melhor forma de potenciar a eficácia da estrutura de resposta.


Em Portugal, ainda se registam muitos contactos de cidadãos para o 112 de situações que não se enquadram na categoria de emergência, o que representa uma dificuldade acrescida para garantir a manutenção da eficácia da resposta do sistema.


Por outro lado, muitas vezes também se verifica a dificuldade, por parte dos cidadãos, em identificar a informação relevante sobre a emergência que pretendem reportar aos operadores, dificultando a definição dos meios de resposta mais adequados.


O seminário, de livre acesso, pode ser seguido através do Facebook e Twitter da PSP, bem como no Facebook do INEM. No final da sessão, haverá lugar a respostas a questões colocadas pelo público.


A Rádio Renascença constitui-se como parceiro desta iniciativa.

imagem do post do Dia Europeu do 112: INEM e PSP apelam à colaboração dos contactantes em caso de emergência
Voltar