Mais de 700 situações de violência sobre profissionais de saúde reportadas em 2021

A Direção-Geral da Saúde, através do Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde (PAPVSS), organizou um Webinar subordinado ao tema “Violência sobre Profissionais de Saúde”.


Os dados divulgados no Webinar mostram que nos primeiros 10 meses de 2021 foram reportadas mais de 700 situações de violência contra profissionais de saúde e que a grande maioria das situações reportadas são de violência psicológica, por exemplo ameaças e injúrias.


O assédio no local de trabalho também preocupa as autoridades – em 2021 representou 14% das situações reportadas, quando em 2020 tinha sido 9% e no ano anterior 12%. As situações de violência física têm apresentado uma evolução decrescente.


Os utentes são apresentados como os principais agressores, mas também os acompanhantes e familiares surgem em percentagem significativa.


O Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, recentemente reforçado com uma Resolução do Conselho de Ministros (nº 1/2022 de 05 de janeiro), tem como objetivos a prevenção da violência no setor da saúde, o apoio aos profissionais do setor que são vítimas de violência e a amenização das consequências da violência no setor da saúde.


As situações de violência podem ser reportadas na plataforma NOTIFICA da Direção-Geral da Saúde.

imagem do post do Mais de 700 situações de violência sobre profissionais de saúde reportadas em 2021
Voltar