21-01-2022

Mais de 1.3 milhões de chamadas de emergência atendidas nos CODU do INEM em 2021

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, no ano de 2021, 1.371.675 chamadas que originaram o acionamento de 1.266.412 meios de emergência médica. Estes números revelam um aumento da atividade do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) comparativamente ao ano de 2020.


O ano de 2021 revelou um aumento de chamadas atendidas nos CODU do INEM. Em média, foram atendidas 3.758 chamadas por dia, cerca de 156 chamadas por hora. No total, foram recebidas e triadas mais 62.918 chamadas em relação a 2020.


Os números agora apresentados correspondem a pedidos de ajuda efetuados via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, pedidos de triagem por parte dos parceiros no SIEM e chamadas transferidas diretamente pelo Centro de Contacto do SNS (SNS 24). Para cada uma destas situações, os profissionais do CODU prestaram o aconselhamento necessário e enviaram os meios de emergência mais adequados à situação clínica da(s) vítima(s).


A triagem resultante do atendimento efetuado nos CODU levou à ativação de 1.266.412 meios de emergência médica, entre as diversas tipologias de ambulância existentes, motociclos de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros, de acordo com a gravidade atribuída a cada ocorrência. Comparativamente a 2020, foram acionados mais 94.534 meios de emergência.


Em tempos de pandemia, a atividade do INEM e do SIEM em contexto COVID saldou-se no acionamento de 155.415 meios de emergência para situações diretamente relacionadas com a infeção pelo SARS-CoV-2, mais 12.736 acionamentos que no ano de 2020.


Em todo o ano de 2021, 92.948 chamadas atendidas no CODU não correspondiam a emergências, tendo sido encaminhadas para o SNS 24. Por seu lado, o SNS 24 transferiu para os CODU do INEM 57.888 chamadas que foram consideradas emergentes pelos profissionais daquele serviço.


As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a saúde, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.


O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados – médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos – com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de emergência.


A colaboração de todos os cidadãos é fundamental para um correto funcionamento dos CODU.


Quando, em caso de acidente ou doença súbita, ligar 112, informe de forma simples e clara:


  • A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • Número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de ajuda;
  • As queixas principais e as alterações que observa.


As perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e os meios de socorro mais adequados para dar resposta à situação em questão. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz.


Lembre-se que os meios de emergência médica pré-hospitalares devem ser utilizados apenas em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar uma ambulância ou qualquer outro meio de emergência, as chamadas serão então encaminhadas para o SNS 24, que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

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