40 ANOS INEM | Veículos do INEM mudaram de cor… há 18 anos
Foi em 2004 que os veículos de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adotaram uma nova cor, o amarelo. O objetivo foi torná-los mais facilmente reconhecíveis e, assim, aumentar a segurança das missões.
A mudança de cor teve por base uma norma europeia, relativa a veículos médicos e respetivos equipamentos, e o tom de amarelo – designado como RAL 1016 – foi proposto pelo Comité Europeu para a Normalização, na sequência de estudos científicos que demonstraram que o olho humano é especialmente sensível a esta cor.
Diversos países comunitários adotaram também o RAL 1016, na sequência dos compromissos assumidos a nível europeu.
As cidades de Lisboa, Porto, Setúbal e Faro foram as primeiras, em 2004, a ver circular os primeiros veículos do INEM decorados com o fundo em amarelo fluorescente e faixas laterais azuis escuras.
Gradualmente, o Instituto foi substituindo as cores de todos os seus meios de emergência, tendo até aos dias de hoje uma frota composta por centenas de “amarelinhas”.
