Fazer a diferença desde o primeiro minuto
Todos quantos dedicam a vida à emergência médica pré-hospitalar reconhecem que os partos são sempre momentos especiais que perduram na memória. E uma equipa de emergência pré-hospitalar pôde comprová-lo, na passada sexta-feira, 7 de janeiro, na cidade da Maia.
A equipa da Ambulância de Emergência Médica (AEM) da Maia foi a primeira a chegar ao domicílio onde se encontrava uma mulher, já na fase final do trabalho de parto. Nas palavras da equipa, “tudo aconteceu muito rápido”, mas de forma coordenada.
Enquanto que um dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) preparava o material do kit de partos, o outro reunia o restante equipamento para auxiliar.
E logo após alguns segundos, o bebé nasceu, reagindo de imediato com um vigoroso choro!
Momentos depois, a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Pedro Hispano chegou ao local e assumiu a gestão da ocorrência, bem como os cuidados a prestar ao recém-nascido, que posteriormente foi transportado, juntamente com a mãe, ao Centro Hospitalar e Universitário de São João.
Esta é mais uma história entre muitas centenas de histórias que, diariamente, acontecem em Portugal. Onde equipas coordenadas fazem a diferença na vida de tantas centenas de cidadãs e cidadãos.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) presta a merecida homenagem à equipa envolvida nesta ocorrência e estende o agradecimento a todos os profissionais que, diariamente, fazem a diferença na vida de alguém!
