Esclarecimento sobre testagem de profissionais do INEM
Na sequência das declarações do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) sobre a testagem dos profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P. (INEM), o INEM esclarece o seguinte:
Através da Comissão de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (CPCIRA) e em articulação com as Autoridades de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, I.P., o INEM monitoriza permanentemente a situação epidemiológica dos seus profissionais e realiza testagens frequentes, alargadas e dirigidas. Quando os profissionais do INEM reportam ter contactado com casos positivos são imediatamente testados, o mesmo acontecendo com os seus colegas de trabalho.
Atualmente, três profissionais do CODU Sul do INEM, que se encontram ao serviço COSul (Centro Operacional 112 do Sul), gerido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), estão infetados.
Importa ainda referir que, num universo de mais de 1.600 profissionais, entre trabalhadores e prestadores de serviços, a incidência da COVID-19 tem-se mantido controlada, fruto das várias estratégias implementadas pelo INEM para reduzir o impacto da COVID-19 no seio do Instituto.
À data deste comunicado, apenas nove profissionais do INEM estão positivos para SARS-CoV-2.
O INEM continuará a trabalhar em estreita articulação com a Direção-Geral da Saúde e as Autoridades de Saúde, cumprindo na íntegra todas as recomendações para prevenção da propagação do novo Coronavírus, nas quais se inclui, naturalmente, a segurança de todos os seus profissionais.
