09-12-2021

40 ANOS INEM | CODU-Mar foi criado há 32 anos

A 6 de dezembro de 1989 era inaugurado um novo serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM): o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-Mar). Criado para dar apoio e aconselhamento médico a situações de emergência passadas a bordo de embarcações marítimas, o CODU-Mar tem funcionado, nos últimos 32 anos, 24 horas por dia.


A primeira intervenção do CODU-Mar aconteceu a 29 de Dezembro de 1989, através de uma chamada vinda do alto mar, dando conta de um acidente num navio-tanque, cuja vítima teve de ser evacuada de helicóptero.


À data da sua criação, o CODU-Mar integrou a Rede de Centros de Atendimento Médico Marítimo (Medical Advice Center-Network – MAC-NET) da então Comunidade Económica Europeia (CEE), de onde já faziam parte países como França, Espanha, Grécia e Itália. Nessa altura, e com vista à implementação deste novo serviço, o INEM organizou jornadas de formação destinadas ao pessoal médico, técnico e da área da informática com o apoio dos centros MAC-NET.


No decorrer do ano de 1990, foram levadas a cabo reuniões com o Ministério da Saúde, o Instituto de Socorros a Náufragos, o Instituto Nacional de Pilotagem dos Portos, Estado Maior da Armada, Companhia Portuguesa Rádio Marconi, a Direção-Geral de Navegação e Transportes Marítimos, entre outras entidades. Nestas reuniões foram discutidas, analisadas e aprovadas as ações a desenvolver no âmbito do Programa MAC-NET/CODU-Mar, concretamente no que respeita à sua divulgação, telecomunicações e Medicina Ocupacional dos inscritos marítimos, bem como a sua evolução futura.


Atualmente, o CODU-Mar conta com a cooperação das estações Radionavais, estações Costeiras, Centros Navais de Busca e Salvamento e com a Autoridade Marítima Local (Capitanias de Portos).

imagem do post do 40 ANOS INEM | CODU-Mar foi criado há 32 anos
Voltar