DGS | Manual de Dietas Hospitalares 2021

A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável divulgou o “Manual de Dietas Hospitalares 2021”, um documento que pretende harmonizar as dietas hospitalares e a sua nomenclatura em todos os hospitais da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Em paralelo foi publicado esta terça-feira, dia 26 de outubro, um despacho que determina que os contratos a celebrar para a prestação de serviços de fornecimento alimentar pelos estabelecimentos hospitalares do SNS devem ser elaborados em conformidade com o Manual de Dietas Hospitalares da DGS.

O fornecimento de alimentação saudável e adequada nos estabelecimentos hospitalares é uma das vertentes da prestação de cuidados de saúde de qualidade. Esta é determinante para a recuperação do doente, contribuindo diretamente para o seu bem-estar e qualidade de vida, para a redução da incidência de deficiências nutricionais e de desnutrição, para a redução de desperdícios alimentares, podendo ainda ter impacto em diversos outcomes de saúde, nomeadamente na redução do tempo de internamento e das complicações durante o período de internamento.

Fonte: SNS

imagem do post do DGS | Manual de Dietas Hospitalares 2021
Voltar