14-10-2021

CAPIC colabora em tradução de livro para ajudar as crianças a lidar com as emoções geradas pela COVID-19

São ainda muitas as crianças que vivem com mudanças nas suas rotinas diárias devido à pandemia por COVID-19 que afetam o seu bem-estar mental. Para as ajudar a gerir sentimentos e emoções, foi editado o livro “O Meu Herói És Tu 2021: Como as crianças podem ter esperança para lidar com a COVID-19!“.

 

Este livro é a segunda edição da série “O Meu Herói És Tu”, desenvolvido pelo Grupo de Referência sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias do Comitê Permanente Interagências (IASC GR SMAPS) e que se tornou um sucesso global, tendo chegado a crianças de mais de 140 países. A tradução portuguesa foi realizada pelo Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Mental Health & Psychosocial Support Network.

 

O segundo livro da coleção “O Meu Herói És Tu” centra-se nas esperanças e preocupações das crianças durante a atual fase da pandemia e foi construído com a ajuda de cerca de cinco mil crianças e respetivos pais, cuidadores informais e professores, a quem foi pedido que partilhassem os seus pensamentos, medos e experiências de como as suas vidas mudaram.

 

Para tal, foram distribuídos inquéritos em árabe, mandarim, inglês, francês, hindi, italiano, russo, português e espanhol, de forma a diagnosticar a saúde mental e necessidades psicossociais das crianças durante a pandemia prolongada COVID-19.

 

Com base nos resultados dos inquéritos, foi definido um conjunto de tópicos a serem abordados ao longo da história. Crianças de todo o mundo leram e corrigiram múltiplas versões da história e o seu feedback foi utilizado de forma a atualizar a versão final do livro.

imagem do post do CAPIC colabora em tradução de livro para ajudar as crianças a lidar com as emoções geradas pela COVID-19
Voltar