40 ANOS INEM | Inauguração do CODU Lisboa
Após seis meses de funcionamento em regime experimental, foi oficialmente inaugurado, em março de 1988, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa. A funcionar na dependência direta da Direção dos Serviços Médicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o CODU de Lisboa tinha como objetivo atender as chamadas que exigissem necessidade de cuidados de saúde a vítimas de acidente ou doença súbita.
Por motivos técnicos da rede de telecomunicações nacional, a área de atuação do CODU abrangia apenas a que estava dependente da rede dos TLP – Telefones de Lisboa e Porto. A nova central dispunha de vinte e duas equipas móveis de emergência médica, localizadas nessa área de intervenção.
Durante a sessão de inauguração do centro, dois atos importantes foram registados: a abertura oficial do CODU de Lisboa ao cidadão e a assinatura de acordos entre o INEM e sete corporações de bombeiros da área periférica de Lisboa, bem como a atribuição da respetiva ambulância.
Aos perto de três milhões de habitantes da Área Metropolitana de Lisboa foi dada a possibilidade de receber conselho e apoio médico ou mesmo solicitar o acionamento de meios de socorro em situações de emergência médica. Para tal bastava ligar 115 – o Número Nacional de Socorro.
No resto do país, o INEM atuava através de acordos de cooperação com a PSP e a GNR, que geriam o 115, e com os Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, a quem era confiada a missão do socorro nas restantes cidades.
Esta data marcou um passo qualitativo na vida do INEM que, como organismo coordenador, aperfeiçoava e consolidava o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
