Projeto do INEM é finalista dos Prémios HINTT 2021
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi um dos 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021, na categoria Patient Safety, com o projeto iTEAMS – INEM Tool for Emergency Alert Medical System.
O iTEAMS é um sistema de Registo Clínico Integrado paperless que tem como objetivo responder aos desafios diários da atividade pré-hospitalar, com informação para apoiar a tomada de decisão, encaminhar o doente certo para o lugar certo e otimizar o ecossistema de informação clínica.
Durante a pandemia por COVID-19, o iTEAMS foi reforçado com uma funcionalidade que permite às tripulações no terreno reportar situações COVID-19, em particular quando identificado risco para a saúde pública.
Estas situações são fundamentalmente inexistência de condições de salubridade habitacional, incumprimento do isolamento social, incumprimento terapêutico, risco de surto em lares, exaustão do cuidador, agudizações frequentes ou inexistência de acompanhamento telefónico pelo centro de saúde.
Esta atualização do iTEAMS veio possibilitar ao INEM, enquanto agende de Saúde Pública sinalizar situações que poderiam constituir potenciais surtos ou riscos para a comunidade.
A cerimónia dos Prémios HINTT 2021 decorreu a 7 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, e teve por base o impacto das Tecnologias da Informaçã no cidadão e como a transformação digital provocada pela pandemia está a acelerar o ecossistema da saúde.
