Prehospital and Disaster Medicine Journal publica artigo do INEM sobre missão humanitária em Moçambique
O Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) redigiu um artigo científico sobre a missão humanitária realizada em Moçambique em abril de 2019. O trabalho foi agora publicado pela Prehospital and Disaster Medicine Journal.
Intitulado “PT EMT – Portuguese Emergency Medical Team 12 Type 1 Relief Mission in Mozambique”, o artigo descreve em que consistiu e como se desenrolou a missão do INEM naquele país. Para o Enfermeiro Luís Ladeira, autor principal do artigo, o principal objetivo deste trabalho passa por “homenagear todos os elementos que, com enorme altruísmo e profissionalismo”, participaram nesta missão do PT EMT do INEM em Moçambique.
O ciclone Idai, com fortes chuvas e ventos até 170 quilómetros por hora, atingiu a Beira (centro de Moçambique) na noite de 14 de março de 2019. Entre 31 de março e 30 de abril, o INEM mobilizou para Moçambique um total de 52 profissionais que operacionalizaram o PT EMT, divididos em duas equipas, que permaneceram faseadamente no local durante 15 dias. No final da missão, a equipa do INEM havia assistido um total de 1.656 pessoas, cerca de 55 assistências diárias.
Para além da atividade clínica desenvolvida no Hospital de Campanha, os profissionais do INEM prestaram apoio ao Centro de Saúde de Mafambisse, em colaboração direta com os profissionais de saúde locais, contribuindo para melhorar as condições assistenciais daquela unidade de saúde. A equipa do INEM promoveu ainda encontros com a comunidade local, com o objetivo de sensibilizar a população para prevenção da doença, cuidados de higiene e promoção da saúde.
O PT EMT tem como objetivo prestar cuidados de saúde a populações afetadas por emergências complexas ou catástrofes, em apoio ao sistema de saúde local. O PT EMT do INEM foi o primeiro Módulo de Emergência Médica a obter a certificação da OMS em 2019, tendo sido ativado para Moçambique cerca de uma semana depois de ter sido certificado.
