07-09-2021

INEM recebe 250 chamadas diárias que não são uma emergência

Nos primeiros sete meses de 2021, os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam 52.541 “falsas emergências”. Um número que representa em média, por dia, 247 chamadas que não constituem uma situação de emergência médica.


Em declarações ao Jornal de Notícias, o médico António Táboas, responsável pelos CODU do INEM, explicou que nenhuma chamada fica sem resposta, já que as situações não emergentes são transferidas para a linha telefónica do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que funciona todos os dias, durante 24 horas.


António Táboas referiu que há utentes que “não sabem a quem pedir ajuda” e consideram que a situação é grave o suficiente para ligar o Número Europeu de Emergência, 112. O cenário ideal seria que estas chamadas para situações não urgentes fossem cada vez menos, uma vez que “ocupam linhas de emergência e não carecem do envio de ambulância”.


Pandemia fez aumentar número de “falsas emergências”


Em 2020, o número de chamadas que não constituiam emergências médicas aumentou face a anos anteriores. O médico do INEM recordou ao Jornal de Notícias que, na fase inicial da pandemia, muitos utentes com sintomas como febre ou dores no corpo, sem doença grave, ligavam para o 112, em vez de contactar a linha SNS24.


Os números registados refletem essa tendência: no ano passado, foram registadas 95.601 chamadas que não constituíam uma emergência (cerca de 7% do total das chamadas recebidas), em comparação com as 71.157 chamadas registadas em 2019 (cerca de 5% do total das chamadas recebidas).


António Táboas revelou que esta situação está a normalizar, embora até 31 de julho as ditas “falsas emergências” representassem 6,9% do total de chamadas recebidas nos CODU desde o início do ano.


O Número Europeu de Emergência – 112 é atendido em primeira linha por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP), que encaminha para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito.


Ligue 112 somente em caso de emergência médica. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

imagem do post do INEM recebe 250 chamadas diárias que não são uma emergência
Voltar