INEM recolhe Unidade de Campanha instalada no Hospital de São João
Foram desmontadas, no passado dia 30 de agosto, as tendas das Unidades de Campanha que o INEM tinha colocado no Hospital de São João, no Porto. A desmontagem foi assinalada como um ponto de viragem na estratégia que a unidade hospitalar adotou no combate à COVID-19.
Esta estrutura do INEM foi cedida e montada no dia 7 de março de 2020, no início da primeira vaga da pandemia no nosso país. Foi, curiosamente, a primeira estrutura do género a ser montada e a última a ser desmontada.
Nas palavras do Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, no momento que assinalou a remoção da Unidade de Campanha instalada no Hospital de São João, “foi um exemplo excelente da resposta entre o Serviço Nacional de Saúde e o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) numa luta que foi de todos, que foi difícil e que ainda continua. Apesar deste sinal de grande esperança que estamos aqui também a querer dar, todos ainda temos a nossa parte para fazer, com a garantia de que é possível confiar nas instituições”, deixando também a certeza que “caso seja necessário, no espaço de poucas horas o INEM poderá voltar a implementar uma estrutura semelhante”.
Unidades de Campanha do INEM foram cedidas a vários hospitais, um pouco por todo o país, como é o caso do Hospital Padre Américo em Penafiel, Hospital de São Bernardo em Setúbal, Hospital de Santa Maria e D. Estefânia em Lisboa, e o Hospital Garcia de Orta em Almada. O INEM colaborou e cedeu ainda uma Unidade de Campanha que foi montada na Arena de Ovar. Estas cedências evidenciam a estreita colaboração existente entre o INEM e diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde, numa resposta sempre pronta no combate à pandemia de COVID-19.
