INEM coordena transferência de grávida de Faro para o Porto
Na madrugada de hoje, 24 de agosto, foi efetuada a transferência de uma utente grávida do Hospital de Faro para o Hospital de São João, no Porto. Esta transferência contou com a coordenação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e o envolvimento, para além do INEM, de vários agentes do Sistema Integrado de Emergência Médica.
A utente, uma grávida de 26 anos com diagnóstico de COVID +, estava internada na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Faro e revelou necessidade de tratamento com ECMO (oxigenação por membrana extracorporal). O CODU desenvolveu um conjunto de esforços para transferir a utente de Faro para o Hospital de São João, no Porto, garantindo desde logo a aplicação do ECMO durante o transporte e que este fosse efetuado no menor espaço de tempo possível.
Para que isto acontecesse uma equipa médica do Hospital de São João, constituída por 5 elementos, foi transportada até Faro por um dos Helicópteros de Emergência Médica do INEM. Já em Faro, a equipa assumiu o tratamento da utente e procedeu à transferência para o Hospital de São João no Porto.
Tal só foi possível porque o INEM contou com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, que disponibilizou um avião C295 que transportou a utente e a equipa médica entre os Aeroporto de Faro e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O transporte entre o Hospital de Faro e o Aeroporto e, posteriormente, entre o Aeroporto do Porto e Hospital de São João foi efetuado com recurso a Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do INEM e uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Moreira da Maia.
