18-08-2021

INEM mantém dispositivo em prontidão para apoio ao combate aos incêndios rurais

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no âmbito das suas competências no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) e na sequência do Estado de Alerta Especial, a vigorar desde o dia 16 de agosto, mantém em prontidão um dispositivo para apoio ao combate aos incêndios rurais. Este dispositivo está pronto a intervir caso seja solicitado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

 

O plano de resposta do INEM no âmbito do DECIR 2020 prevê um conjunto de medidas internas de antecipação, tais como a prontidão de meios de emergência pré-hospitalar, das Equipas de Apoio para integrar Postos de Comando Operacionais no teatro de operações dos incêndios, a presença de Oficiais de Ligação nos Centros de Coordenação Distrital e/ou Nacional e Comando Nacional e/ou Distrital de Emergência e Proteção Civil. Estão em prontidão, 24 horas/dia, desde o passado dia 16 de agosto sete ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER). O INEM mantém em permanência, durante o Estado de Alerta, um Oficial de Ligação no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC). O INEM ativou igualmente a sua Sala de Situação Nacional para acompanhar o evoluir da situação dos incêndios rurais no território nacional e, assim, gerir de forma mais eficaz os seus meios de emergência pré-hospitalar .

 

Uma ambulância SIV e um Oficial de Ligação do INEM estão presentes, desde o dia 16 de agosto, no Teatro de Operações no incêndio rural que deflagrou em Castro Marim.

 

Foram 47 profissionais e 9 veículos do INEM que asseguraram nos últimos dias, ininterruptamente, a resposta do INEM a qualquer situação excecional que pudesse acontecer, decorrente das condições meteorológicas adversas e da elevação do perigo de Incêndio Rural.

imagem do post do INEM mantém dispositivo em prontidão para apoio ao combate aos incêndios rurais
Voltar