INEM forma 40 profissionais de saúde da Guiné-Bissau em SBV-DAE
Terminou no passado dia 8 de julho a missão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na Guiné-Bissau, que permitiu formar 40 profissionais de saúde em Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE).
Ao todo, 19 médicos e 21 enfermeiros de diversas unidades de saúde da Guiné-Bissau receberam a formação do INEM.
Coordenada pelo Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do INEM, a Missão de Apoio e Formação em SBV-DAE foi composta por cinco profissionais do INEM, designadamente um Médico, um Enfermeiro e três Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.
Esta missão surgiu no âmbito da estreita colaboração e cooperação do INEM com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fim de dar resposta ao apoio que o Alto Comissariado para a Saúde, a OMS, a União Europeia e outros doadores estão a realizar para implementar um sistema de resposta à emergência na Guiné-Bissau.
O Alto-Comissariado para a COVID-19 da Guiné-Bissau e os parceiros internacionais apresentaram recentemente a rede integrada de ambulâncias, que estão equipadas com Desfibrilhação Automática Externa. “Agora, com o conhecimento específico na utilização do desfibrilhador, assim como das diversas práticas de salvamento, os profissionais de saúde vão poder fazer a diferença na vida das pessoas, tanto no serviço pré-hospitalar como inter-hospitalar”, referiu Mie Okamura, assessora de planeamento da OMS.
