05-07-2021

INEM, CM Loulé e Algarve Biomedical Center reforçam Desfibrilhação Automática Externa no concelho

No passado dia 2 de julho, foi inaugurada a Rede Concelhia de Desfibrilhadores Automáticos de Loulé, numa cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Loulé (CML) em Quarteira. O momento serviu ainda para a assinatura de um protocolo entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Algarve Biomedical Center (ABC) que visa a formação de operacionais em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).


No âmbito do projeto “Algarve Coração Seguro, o concelho de Loulé tem atualmente implementados 61 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), tendo a CML estabelecido como meta a aquisição de 180 aparelhos. Em paralelo, 1.700 pessoas receberam já formação em SBV-DAE. O objetivo da CML é que esta formação abranja um total de 3 mil munícipes.


Presente na cerimónia, o Presidente do INEM, Luís Meira, referiu que este protocolo “é o resultado de um relacionamento muito próximo entre o INEM e o ABC” e que será traduzido num reforço dos vários elos da Cadeia de Sobrevivência nesta região algarvia. O representante do INEM aproveitou ainda a ocasião para agradecer o papel da autarquia de Loulé, “que focou a sua disponibilidade para a construção das instalações do INEM Algarve”.


A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, para além do Presidente do ABC, Nuno Marques, do presidente da CML, Vítor Aleixo, e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

imagem do post do INEM, CM Loulé e Algarve Biomedical Center reforçam Desfibrilhação Automática Externa no concelho
Voltar