28-06-2021

INEM certificado pela APCER nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu da APCER a concessão da Certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente, Segurança, pelas normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018, após atualização e extensão do seu âmbito de certificação. Este marco foi assinalado esta manhã, na sede do INEM em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), António Lacerda Sales.


A obtenção da certificação nos referenciais de Qualidade, Ambiente, Segurança, com extensão do âmbito, reflete o esforço e o compromisso voluntário do INEM em garantir a satisfação dos utentes através da aplicação de procedimentos adequados de emergência médica, minimizando os impactos ambientais decorrentes das suas atividades, protegendo o ambiente e mitigando os riscos de acidente e de doenças profissionais.


Para o Presidente do Conselho Diretivo (CD), Luís Meira, a conclusão de mais este processo de certificação é “um marco muito relevante” que reflete uma visão estratégica focada na melhoria contínua dos serviços, para garantir que “o INEM cumpre a sua missão e que os nossos concidadãos mantêm a confiança na nossa Instituição”. Também o Vogal do CD do INEM, Pedro Lavinha, defendeu que “a área da Qualidade é um investimento capaz de proporcionar reconhecimento, competência e eficácia no curto, médio e longo prazo, garantindo solidez e sustentabilidade” ao Instituto.


Em representação do Ministério da Saúde, António Lacerda Sales realçou que as certificações são “metodologias cada vez mais importantes para as organizações que, tal como o INEM, procuram a excelência e uma relação de compromisso com todos aqueles que servem”. O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde congratulou o INEM pelo “trabalho exemplar” de todos os seus profissionais, sobretudo num momento “tão difícil e desafiante como aquele que vivemos”.



De salientar que este objetivo foi atingido num período particularmente conturbado, marcado pela crise pandémica de COVID-19, que exigiu ao INEM a adoção de um plano de contingência rigoroso para assegurar a máxima proteção dos seus trabalhadores e de todos com quem contacta diariamente, tornando este percurso ainda mais desafiante.


Em 2020, o INEM identificou a necessidade estratégica de expandir o seu Sistema de Gestão da Qualidade a toda a organização, tendo certificado novas atividades, permitindo a consolidação do sistema integrado e a sua abrangência a várias áreas da organização.


Tal como explicou a representante da APCER, Raquel Sanmartín, “estas certificações são um garante de que o INEM está empenhado em prestar serviços de qualidade, dentro dos melhores padrões de serviço público e de saúde, numa dimensão assente num continuado compromisso de excelência”, sendo este percurso reflexo de um “profundo empenho em assegurar a máxima qualidade dos seus serviços à sociedade”.


Em relação ao Sistema de Qualidade, o INEM é agora certificado nas áreas de gestão e suporte da emergência médica, licenciamento da atividade de transporte de doentes, formação em emergência médica e acreditação de entidades para formação em emergência médica e programa nacional de desfibrilhação automática externa, excecionando a orientação de doentes urgentes e ato médico.


No que respeita ao Sistema de Ambiente e Segurança, o INEM viu a sua certificação alargada às áreas de gestão e suporte da emergência médica, licenciamento da atividade de transporte de doentes, formação em emergência médica e acreditação de entidades para formação em emergência médica e programa nacional de desfibrilhação automática externa e orientação de doentes urgentes excecionando o ato médico.


A atualização e extensão do âmbito de certificação do Sistema Integrado de Qualidade, Ambiente e Segurança vai permitir ao INEM utilizar a marca de certificação nos seus serviços e meios de emergência.


O INEM iniciou o seu percurso na Qualidade em 2009, implementando um Sistema de Gestão da Qualidade através do referencial normativo ISO 9001. Obteve a certificação na área da Formação em Emergência Médica, reconhecida em julho de 2010 pela APCER.


A obtenção da certificação nestas normas resulta do trabalho do Instituto e dos seus profissionais, empenhados em sustentar a Qualidade da organização, trabalhando todos os dias na melhoria contínua dos processos da Instituição com o objetivo de prestar um serviço de referência, no qual os portugueses podem sempre confiar.

imagem do post do INEM certificado pela APCER nas áreas da Qualidade, Ambiente e Segurança
Voltar