23-06-2021

INEM promoveu Curso Avançado em Psicologia de Emergência em Coimbra

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) promoveu um Curso Avançado em Psicologia de Emergência (CAPE), entre os dias 17 e 21 de maio, com a duração total de 40 horas, nas instalações do INEM em Coimbra.


Diariamente as sociedades atuais são confrontadas com desafios e situações de ameaça crescentes, expondo os seres humanos a situações que, de alguma forma, põem à prova a sua capacidade de adaptação e de implementação de estratégias adequadas.


Assim, torna-se cada vez mais pertinente e emergente a necessidade de intervenção psicológica em crise, sendo consensual que a qualidade da intervenção realizada no momento do incidente pode determinar a evolução da sintomatologia apresentada, evitando o desenvolvimento de patologia posterior. Neste sentido, é de extrema importância que os(as) técnicos(as) que trabalham com este tipo de problemática possam beneficiar de formação adequada e especializada, por forma a conseguirem adquirir conhecimentos e competências que lhes permitam fazer face a estas situações.


Desde 2004, o Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM especializou-se na resposta a situações de crise e emergência psicológica individual e em cenários multivítimas.


Com o objetivo de partilha de conhecimento entretanto adquirido, promovendo a preparação para a intervenção, foi promovido este Curso nas instalações do INEM em Coimbra, que contou com formandos(as) das seguintes Instituições:

  • Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra
  • Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAE)
  • Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
  • Guarda Nacional Republicana (GNR)
  • Polícia de Segurança Pública (PSP)
  • Unidade Local de Saúde da Guarda
  • INEM
imagem do post do INEM promoveu Curso Avançado em Psicologia de Emergência em Coimbra
Voltar