09-06-2021

INEM integra o projeto TEAMS 3.0

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é uma das instituições que integram o consórcio do projeto TEAMS 3.0, cujo principal objetivo é a gestão de riscos de acidentes transfronteiriços através da prevenção e preparação na Europa e países vizinhos da EU, tendo em vista o fortalecimento da resposta a acidentes e a interoperabilidade dos módulos médicos. Este projeto será operacionalizado através de programas de treino adaptados às realidades locais/regionais e a realização de exercícios conjuntos de pequena escala para riscos previamente identificados.

 

O projeto TEAMS surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade, a responsabilização e a coordenação das equipas médicas de emergência que respondem a catástrofes, definindo capacidades, serviços e padrões mínimos de implementação. Após a realização dos projetos formativos TEAMS 1.0 e 2.0, observaram-se algumas limitações e identificou-se a necessidade de revisão e melhoria contínua com vista a capacitar os operacionais não só para a vertente de catástrofe natural, mas também para responder a surtos e outro tipo de acidentes ou riscos transfronteiriços.

 

Assim nasceu o projeto TEAMS 3.0, assente numa parceria forte e eficaz de um consórcio de parceiros interessados no treino de saúde em emergências globais e internacionais, com um reconhecido corpo de especialistas na área científica e operacional e que levará a cabo o desenvolvimento deste projeto. O projeto TEAMS 3.0 oferece uma abordagem mais standardizada, inovadora e rentável à formação em EMC/EMT na Europa e em todo o mundo.

 

Este projeto terá um investimento total de 579.774,15€, no qual, o INEM irá assegurar 58.372,78€, sendo que o valor de investimento do Instituto será assegurado, em 85%, por fundos comunitários.

 

Saiba mais sobre este projeto.

imagem do post do INEM integra o projeto TEAMS 3.0
Voltar