Saúde mental e pandemia
A pandemia COVID-19 tem exigido alterações profundas no nosso modo de vida, o que se pode refletir ao nível da saúde mental e bem-estar.
Por esta razão, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, está a realizar um estudo sobre a saúde mental e bem-estar em tempos de pandemia, de forma a contribuir para melhorar as respostas do sistema de saúde.
Entre maio e julho de 2020, os investigadores recolheram dados que permitiram fazer recomendações relevantes no sentido de proteger a saúde mental dos portugueses, no contexto de pandemia. Atualmente, o INSA encontra-se a promover uma nova recolha de dados, para perceber a situação atual, um ano após o início da pandemia.
As respostas ao questionário são anónimas e os dados solicitados não permitem a identificação de quem responde. A recolha e armazenamento dos dados cumpre o Regulamento Geral de Proteção de Dados e estarão acessíveis apenas à equipa de investigação. As respostas serão analisadas no conjunto de todos os participantes e nunca de forma individual.
Este estudo teve o parecer positivo da Comissão de Ética para a Saúde do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
