27 de maio | Dia da Medicina de Emergência
A Sociedade Europeia para a Medicina de Emergência (EUSEM) definiu o dia 27 de maio como o Dia da Medicina de Emergência, uma data que pretende dar visibilidade a esta área da medicina, promovendo a criação da Especialidade de Medicina de Emergência. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) associa-se à celebração deste dia pois acredita que a criação da Especialidade de Medicina de Emergência permitiria reforçar a qualidade dos cuidados de emergência médica pré-hospitalares, podendo contribuir para captar novos clínicos para o Instituto.
Atualmente existe em Portugal uma competência em emergência médica a que pode aceder qualquer médico. No entanto, não existe ainda uma especialidade específica que englobe medicina de urgência e emergência.
Em todo o mundo, são já mais de 80 os países que criaram a Especialidade em medicina de urgência e emergência, 27 deles na Europa, segundo a EUSEM. Esta Sociedade defende que a especialização e um sistema bem organizado são “capazes de aumentar a sobrevivência e reduzir a incapacidade depois de qualquer situação de urgência ou emergência médica”.
A Medicina de Emergência é uma Especialidade Médica suportada por um curriculum e um conjunto fundamental de conhecimentos, competências e skills próprios. Os médicos especialistas em Medicina de Emergência efetuam trabalho na área pré-hospitalar e serviços de urgência. A Especialidade de Medicina de Emergência pode permitir, de uma forma organizada, aumentar a capacidade de resposta dos clínicos perante qualquer situação de urgência ou emergência médica.
