26-05-2021

COVID-19 | Missão de apoio a Cabo Verde regressa no próximo dia 30 de maio

A equipa coordenada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enviada a Cabo Verde para apoiar a resposta à pandemia de COVID-19 encontra-se perto de finalizar a sua missão. O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Correia e Silva fez questão de receber e agradecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais enviados por Portugal. A equipa irá regressar ao nosso país no próximo dia 30 de maio.


Esta missão teve como principais objetivos o apoio e otimização da equipa dos Cuidados Intensivos, na abordagem e continuidade tratamento do doente critico, e também iniciar o processo de formação na estabilização e tratamento do doente crítico em contexto de urgência e cuidados intensivos.


​​​​​​​​​​​​​​As equipas, constituídas por dois médicos com experiência em cuidados intensivos e quatro enfermeiros com experiência em urgência e emergência e cuidados intensivos do INEM, das Forças Armadas e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, são coordenadas pelo Portuguese Emergency Medical Team (PT EMT) do Instituto, e concentraram o seu trabalho na formação dos profissionais das principais unidades hospitalares daquele país, na cidade da Praia, em São Vicente, Santiago e Mindelo.


Para além do apoio na formação dos diversos profissionais cabo-verdianos, Portugal doou 24.000 vacinas com consumíveis para reforço da imunização da população.


Após o regresso a Portugal, o PT EMT do INEM irá continuar a prestar apoio remotamente, à semelhança do que continua a fazer com São Tomé e Príncipe desde junho de 2020.

imagem do post do COVID-19 | Missão de apoio a Cabo Verde regressa no próximo dia 30 de maio
Voltar