19-05-2021

COVID-19 | Realizados 2.338 transportes e 761 colheitas de amostras na segunda semana de maio

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e os seus parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) realizaram, de 9 a 16 de maio, 2.338 transportes de utentes com suspeita de infeção por SARS-CoV-2. Na mesma semana, as Equipas de Enfermagem de Intervenção Primária (EEIP) do INEM recolheram 761 amostras biológicas para análise à COVID-19.


De acordo com as normas em vigor, a definição de caso suspeito de COVID-19 é qualquer situação de falta de ar (dispneia) triada pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Nesse sentido, na segunda semana de maio, os meios de emergência médica pré-hospitalar realizaram 2.338 transportes de suspeita de infeção por SARS-CoV-2, menos 183 transportes do que na semana transata. Concretamente, os meios afetos à Delegação Regional do Norte (DRN) registaram 891 transportes e os da Delegação Regional do Sul (DRS) 858. No caso da Delegação Regional do Centro (DRC), foram efetuados 481 transportes e mais a sul, no Algarve, foram transportados 108 utentes.


As quatros EEIP do INEM realizaram 761 colheitas de amostras biológicas para analisar e diagnosticar infeção por SARS-CoV-2, ou seja, menos 421 serviços deste tipo. Grande parte das colheitas, realizadas em locais como estruturas residenciais para idosos ou estabelecimentos prisionais, foram efetuadas pela equipa da DRS, com 595 amostras recolhidas, seguida da equipa da DRN, que efetuou 102 colheitas. Já as Delegações do Centro e do Sul-Faro realizaram 32 e 12 colheitas, respetivamente.


No que diz respeito à situação epidemiológica no Instituto, o INEM regista desde há algumas semanas a inexistência de trabalhadores com diagnóstico positivo, encontrando-se a 16 de maio dois trabalhadores em vigilância/isolamento profilático.


Combater a COVID-19 é possível com o cumprimento de todas a normas da Direção-Geral da Saúde. O distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a lavagem frequente e correta das mãos e a adoção de etiqueta respiratória continuam a ser fundamentais para controlar a pandemia.


Se apresentar dificuldade respiratória, febre, tosse, alterações ou ausência no paladar e/ou olfato, ligue SNS24 – 808 24 24 24.


Em caso de emergência ligue 112.
Colabore com o INEM. Juntos podemos salvar vidas e travar a COVID-19.

imagem do post do COVID-19 | Realizados 2.338 transportes e 761 colheitas de amostras na segunda semana de maio
Voltar